O LOBO, A BORBOLETA E AS FLORES
 
 
Dobradura das Flores:
 
 
Dobradura do Lobo:
 
ERA UMA VEZ UM LOBO CHAMADO BINHO, QUE VIVIA ANSIOSO ESPERANDO PELAS NOITES COM LUA.
 ELE HAVIA SE APAIXONADO PELA LUA E PASSAVA NOITES INTEIRAS EM UMA INTERMINÁVEL SERENATA,
UIVANDO E CONTEMPLANDO SUA AMADA:
_AUUUUUU! AUUUUUUU!
SEU UIVO ECOAVA POR TODO O LUGAREJO. BINHO DORMIA O DIA INTEIRO. TAMBÉM PUDERA: PASSAVA A NOITE ACORDADO.
UM BELO DIA, O LOBINHO, PREGUIÇOSO, SENTIU ALGO TOCAR EM SEU FOCINHO E ACORDOU MUITO BRAVO.
ESSA BRAVEZA, NO ENTANTO, NÃO DUROU MUITO TEMPO, POIS BINHO FICOU MARAVILHADO COM A BELEZA DA INTRUSA BORBOLETA, QUE NÃO VINHA SOZINHA, MAS ACOMPANHADA DAS BELAS IRMÃZINHAS.
ELAS POUSAVAM SOBRE AS COLORIDAS E PERFUMADAS FLORES, ANUNCIANDO UM NOVO AMANHECER.
O LOBO, QUE NÃO É BOBO,
DESCOBRIU QUE, ALÉM DOS ENCANTOS DA NOITE,
VALIA A PENA ABRIR OS OLHOS MAIS CEDO PARA NÃO PERDER O MARAVILHOSO ESPETÁCULO DIÁRIO DA NATUREZA!
 
*************

SUGESTÕES PRÁTICAS:

 

 –APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA ILUSTRADA PELAS DOBRADURAS COM MÚSICAS INFANTIS ENVOLVENDO OS PERSONAGENS, CONVIDE AS CRIANÇAS A DRAMATIZÁ-LA. UM GRUPO DE ALUNOS PODE SER O LOBO, OUTRO AS BORBOLETAS E, UM TERCEIRO AS FLORES. UMA CRIANÇA SERÁ A LUA

DEPOIS DO TEATRINHO, TODOS DEVEM SENTAR-SE NO CHÃO PARA CONVERSAR SOBRE A EXPERIÊNCIA.

-TRABALHE COM A TURMA O QUE SIGNIFICA O DIA E A NOITE, O QUE ELES FAZEM EM CADA PERÍODO, DE QUAL GOSTAM MAIS E POR QUÊ.

-ORIENTE OS ALUNOS A FAZER UM DESENHO QUE ILUSTRE A HISTÓRIA CONTADA E  PEÇA-LHES QUE COLEM AS DOBRADURAS NO CENÁRIO CRIADO. -AMPLIE O DIÁLOGO, FALANDO SOBRE A NATUREZA E A DIVERSIDADE DE CORES DAS BORBOLETAS E DAS FLORES.

-ABORDE A QUESTÃO DA PREGUIÇA DE ACORDAR CEDO, O CARINHO COM O PRÓXIMO, A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE,

ENTRE OUTROS TEMAS.

 

FONTE:

(http://arco-ris.blogspot.com/2008/04/histria-o-lobo-borboleta-e-as-flores.html / TEXTO E IDÉIA DE IZILDINHA HOUCH MICHESKI)